Estratégia premium da Nongshim faz sucesso no mercado americano de ramen
A marca sul-coreana de ramen, Nongshim, está fazendo grandes avanços no mercado dos Estados Unidos, experimentando um crescimento de 24% em sua subsidiária americana no ano passado. O Shin Ramyun Black da empresa foi até nomeado o melhor ramen do mundo pelo New York Times em 2020. Com esse sucesso, a Nongshim começou a explorar a possibilidade de estabelecer uma terceira planta nos Estados Unidos, já que a capacidade de produção atual de suas fábricas americanas é de 80%.
O Shin Ramyun está impulsionando o crescimento da Nongshim nos Estados Unidos, com as vendas do produto aumentando em 32% e 20% para o Shin Ramyun Black no ano passado. A estratégia premium da Nongshim, que a diferencia dos concorrentes, tem ressonado com os consumidores americanos em busca de uma refeição mais substancial em comparação com outras opções de ramen no mercado.
Grandes varejistas dos Estados Unidos, como Wal-Mart, Kroger e Sam's Club, todos experimentaram um crescimento significativo nas vendas de produtos da Nongshim. A empresa tem como objetivo ultrapassar a Toyosuisan do Japão no mercado americano e se tornar a principal marca de ramen em alguns anos. A participação de mercado da Nongshim nos Estados Unidos era de 25,2% em 2021, atrás da Toyosuisan, com 47,7%.
O sucesso da Nongshim no mercado americano é atribuído à sua estratégia de diferenciação, que se concentra em manter o sabor autêntico da Coreia em vez de imitar produtos locais. A empresa também busca posicionar o ramen como um item de comida premium, semelhante a espaguete e massa, em vez de apenas uma opção de baixo custo.
Após seu crescimento nos Estados Unidos, a Nongshim agora está voltando sua atenção para o mercado latino-americano, com o México como seu principal alvo. O mercado mexicano, com uma população de 130 milhões e um mercado anual estimado de ramen de US $ 1 bilhão, é atualmente dominado por marcas japonesas de ramen de baixo custo. A Nongshim vê um alto potencial de crescimento no México devido ao amor do país por sabores picantes, bem como à integração bem-sucedida online de receitas de Shin Ramyun com pratos locais como o ensopado mexicano "Birria".
Para acelerar sua entrada no mercado mexicano, a Nongshim estabeleceu uma organização de vendas dedicada no ano passado. A empresa planeja apresentar produtos exclusivos adaptados à cultura alimentar e às regulamentações do México, com o objetivo de se tornar uma das três principais marcas em alguns anos.
O compromisso da Nongshim em preservar seus sabores únicos coreanos e sua posição premium sem dúvida contribuiu para seu sucesso no mercado americano de ramen. À medida que a empresa continua a expandir sua presença na América do Norte e além, sua trajetória de crescimento não mostra sinais de desaceleração.