Entertainment

Cinema sem fins lucrativos traz filmes coreanos para fãs de cinema chineses

The Korea Wave 2023. 4. 25. 17:35

012

Um cinema exclusivo de filmes coreanos foi aberto no Centro Cultural Coreano em Pequim, na China, apesar da atual tensão entre a Coreia e a China sobre a questão taiwanesa. A cerimônia de abertura do Festival de Cinema Coreano KOFIC foi realizada para marcar a ocasião, com o cinema exibindo 15 filmes coreanos, incluindo "Hunt" do diretor Lee Jung-jae. O cinema sem fins lucrativos administrado pelo governo coreano tem como objetivo satisfazer a sede de filmes coreanos entre os fãs de cinema chineses interessados na cultura coreana.

 

 

A cerimônia de abertura foi assistida por várias personalidades da indústria cinematográfica chinesa, mas nenhum funcionário do governo estava presente. A ausência de autoridades chinesas parece refletir a recente tensão entre os dois governos, já que a China se opôs fortemente às declarações do presidente Yoon Seok-yeol em uma entrevista recente, que enfatizou "oposição à mudança do status quo do Estreito de Taiwan à força". Apesar disso, o evento foi considerado um sucesso, e espera-se que, por meio do Festival de Cinema Coreano de oito dias, a compreensão mútua entre os povos dos dois países seja ainda mais aprimorada.

 

A indústria cinematográfica chinesa é fortemente influenciada por questões políticas, e não se sabe quando os filmes coreanos serão exibidos normalmente na China. No entanto, em dezembro de 2021, o filme de 2020 "Oh! Moon Hee" do diretor Jeong Se-gyo foi lançado na China continental, tornando-se o primeiro filme coreano a ser exibido nos cinemas chineses em seis anos. Além disso, a obra de 2018 do diretor Hong Sang-soo, "Riverside Hotel", foi exibida em uma plataforma OTT chinesa em novembro do ano passado, aumentando as esperanças de que a proibição coreana aos cinemas chineses possa ser suspensa.